27 de novembro de 2013

, , , ,

Onigiri: o bolinho de arroz mais famoso no Japão

COMPARTILHAR

O arroz é a base de alimentação na culinária japonesa, e é servido tanto como acompanhamento quanto como prato principal. Quando servido sozinho, também equivale a uma refeição, como o Onigiri.

O Onigiri teve início na Era Heian (794 - 1192) e era destinado aos serviçais durante os banquetes dos nobres, por se tratar de uma refeição prática e que dispensava o uso de pratos. Naquela época, o Onigiri tinha um formato oval, e era feito com arroz Moti Gome cozido no vapor.

No final da Era Kamakura (1192 - 1333), passou a usar o arroz como ingrediente, e passou a ser consumido por tropas em movimento, e também os trabalhadores de campo. O arroz era cozido e seco, para depois ser consumido quando regar com água quente.

Tipos de onigiri:
  • Triangular (sankaku onigiri)
  • Cilíndrico (tawara-gata onigiri), que lembra um saco de arroz feito de palha
Esses bolinhos podem ser consumidos puros, somente temperados com sal, ou com recheios tradicionais, como o de umeboshi (ameixa em conserva), sake (salmão grelhado), okaka (flocos de bonito com shoyu), konbu (um tipo de alga marinha), tarako (ovas de bacalhau) e outros originais, como o de tsuna mayo (atum com maionese). Temos também o yakionigiri, que é o onigiri grelhado depois de pincelado com shoyu ou missô.