30 de dezembro de 2013

,

Tradições de ano novo no Japão (oshougatsu)

COMPARTILHAR


Assim como no Brasil, o ano novo (oshougatsu) no Japão é celebrado com um banquete especial, principalmente nas primeiras horas do novo ano. 


Confira abaixo algumas tradições praticadas no ano novo:


1. Toshikoshi Soba



Segundo a tradição japonesa, comer o macarrão Soba na véspera do Ano Novo, especialmente durante a virada, traz longevidade e também é uma forma de se despedir do ano velho e saudar o ano novo.

2. Ozōni



O Ozōni deve ser consumido nos primeiros dias do ano para trazer boa sorte.
Essa iguaria é uma sopa bem leve preparada com moti (bolinho de arroz), vegetais, frutos do mar e, às vezes, alguma carne. 

O grande segredo do prato é o moti, que é oferecido aos deuses antes das festividades. Diz uma lenda chinesa, que chegou ao arquipélago há mais de mil anos, que quem experimenta o moti após o ano-novo estará “comendo o espírito do arroz, enriquecido pelos deuses”.

Para o preparo, você irá precisar de uma tira de kombu (alga), quatro fatias finas de nabo, 100 g de frango (sobrecoxa), quatro shiitakes médios, quatro fatias médias de narutomaki (massa de peixe), a mesma quantidade de motis, horenso (espinafre japonês) e cebolinha a gosto. Cozinhe as fatias de nabos e reserve. Em outra panela, aqueça, em fogo baixo, a água com o kombu; depois, acrescente o hondashi, o saquê, o mirin e o shoyu. Antes de adicionar o frango, cozinhe-o por dois minutos para tirar a gordura. Acrescente o nabo que estava reservado, o shiitake e o narutomaki.

Retire a espuma que se forma para que não altere o sabor. Molhe o moti em água quente e, em seguida, acrescente-o ao caldo. Quando montar o prato, inclua o horenso e a cebolinha. Para o caldo, é preciso um litro de água, uma colher de chá de hondashi, duas colheres de chá de saquê, a mesma quantidade de saquê mirin e uma colher de chá de shoyu branco. E atenção: como se trata de uma receita simples de ser preparada, é importante estar atento às cores dos ingredientes para criar um visual bonito.


3. Kagami Mochi



O Kagami Mochi é feito de dois mochis (bolos de arroz) dispostos um sobre o outro (um menor, e outro maior) e decorados com papel japonês, folhas de matsu (semelhantes a folhas de pinheiro) e daidai (espécie de laranja nipônica).

O Kagami Mochi é geralmente feito e decorado no dia 28 de dezembro. Após passar o ano, o Kagami Mochi deve ser consumido no dia 11 de Janeiro.

Os dois mochis de tamanhos diferentes, simbolizam o ano que se vai, e o ano que está chegando, o coração humano, "ying" e "yang" ou a Lua e o Sol. O nome Daidai (laranja nipônica) significa "gerações", e é utilizada para simbolizar a continuação da família de geração para geração. 

O Kagami Mochi é colocado sobre um altar, como forma de agradecimento aos deuses budistas e xintoístas. O principal deus é o Toshigami, que segundo a lenda, costuma visitar as residências no Ano Novo (oshougatsu).

4. Como desejar "Feliz Ano Novo" em japonês



Kinga shinnen: Desejo-lhe um próspero Ano Novo

Akemashite omedetou gozaimasu: Parabéns pela passagem do Ano Novo

Tsutsushinde shinnen no oyorokobi o moushiagemasu: Estou transmitindo minha alegria pela passagem do Ano Novo

Shinshun no Goshukushi o Moushiagemasu: Desejamos prosperidade no Ano Novo

Gashou: Uma expressão que saúda o Ano Novo

Geishun: Uma expressão que dá as boas vindas ao Ano Novo