21 de maio de 2014

, , , ,

10 maneiras de ser saudável em restaurantes japoneses

COMPARTILHAR


A fama de longevidade dos japoneses consite, principalmente, da dieta que a cultura carrega. A culinária japonesa é repleta de vegetais, arroz, legumes e peixe, e a forma que esses ingredientes são preparados também fazem toda a diferença: crus, fervidos, assados.

Confira 10 dicas para comer de forma saudável em restaurantes japoneses:


1. Missôshiro




O missô é uma pasta feita à partir de grãos de soja fermentados, e rico em isoflavonas. As isoflavonas contêm propriedades anticarcinogênicas, e há estudos que mostram que também previnem o corpo de produzir células de gordura.



2. Soja na vagem (edamame)

 



São sojas frescas, ainda verdes, que estão em vagens, muito consumido no Japão e chamado de "edamame".

É uma ótima maneira de começar a refeição, pois o fato de estarem em vagens fazem com que você coma mais devagar, além de que cada grão contém grande quantidade de proteínas, fibras e ômega-3.


3. Sobá

 




Macarrão "sobá" é feito de trigo sarraceno e são finos, sendo pouco calóricos e aumentam a ingestão de fibra.



4. Tempurá de vegetais





A massa do tempurá costuma ser um pouco mais leve do que estamos acostumados, porém ainda sim se trata de fritura. Vale à pena controlar o consumo, mesmo que sejam vegetais.


5. Sushi





Sushi de pepino (kappamaki): 110 calorias, 0g de gordura.
Sushi de atum: 140 calorias, 2g de gordura.
Sushi califórnia: 255 calorias, 7g de gordura.
Sushi de tempurá de camarão: 510 calorias, 21g de gordura.



6. Nigirizushi





São bolinhos de arroz com frutos do mar no topo. A maioria das pessoas preferem comer os frutos do mar com arroz, porém deve-se tomar cuidado com o arroz, pois ele age como uma esponja e absorve mais molho shoyu (molho de soja) do que o essencial. À cada colher de sopa de Shoyu equivale à 40% do limite de sódio de consumo diário.


7. Enguia





Em relação ao salmão, a enguia tem menos proteína e 80% mais gordura, além de ser preparado com quantidades altas de açúcar.


8. Sashimi





Pedaços de peixe cru, como salmão, atum, polvo. Não importa qual o tipo de peixe, comer sashimi é a garantia de consumir uma alta quantidade de proteína com uma quantidade baixa de gordura.


9. Omakase





Omakase significa "confiar" ou "à moda do chef", onde os pratos são controlados pelo itamae. Esse tipo de serviço costuma ser oferecido aos clientes que estão sentados no balcão. São escolhido apenas alimentos frescos, e não enchem você de comida.


10. Sakê





O sakê (vinho de arroz) vai bem com sushi, porém é bastante calórico. 6 porções de sakê equivalem a 230 calorias, já a mesma porção de vinho ou cerveja, contêm 150 calorias.