2 de setembro de 2014

, ,

Alcachofra: emagrece e auxilia na digestão

COMPARTILHAR

A alcachofra é uma planta com uma flor com parte carnosa, muito comum para o preparo de diversas receitas. Sabe-se, também, que o consumo das folhas ajuda a controlar o colesterol no organismo, além de ajudar no emagrecimento e auxiliar no trânsito intestinal. 

Confira mais benefícios da alcachofra para a sua saúde.

Conhece o top 7 alimentos mais saudáveis? Leia nosso post clicando aqui.


Controla o apetite


A alcachofra é rica em fibras, e que o organismo demora mais para serem digeridas e eliminadas, retardando o esvaziamento gástrico e, consequentemente, prolongando a sensação de saciedade. 


Controla o colesterol


A presença de cinarina (ácido que age diretamente no fígado) auxilia na digestão de gorduras, impedindo que as moléculas de gordura alcancem a corrente sanguínea. Além disso, a alcachofra também possui a inulina, responsável por atrair as moléculas de gordura, e estimular a eliminação nas fezes.


Previne contra a prisão de ventre


Por ser rica em fibras, os movimentos peristálticos são intensificados, estimulando a eliminação das fezes. A alcachofra também protege a mucosa intestinal, prevenindo doenças, como o câncer de cólon, e outras inflamações intestinais. 


Benéfica aos rins


A alcachofra apresenta baixa quantidade de sódio, porém é rica em outros minerais, como o potássio, responsável pela regulação hidroeletrolítica, ou seja, eliminam o excesso de água, facilitando o trabalho dos rins.