18 de setembro de 2014

, , , , ,

Conheça os benefícios do ágar-ágar, a gelatina vegetal

COMPARTILHAR

O ágar-ágar é uma gelatina extraída durante a fervura de algas vermelhas, e é muito utilizada na culinária oriental. Contém 94,8% de fibras solúveis, além de apresentar baixas calorias, sendo um alimento aconselhado para quem busca emagrecer.

Alga vermelha (Gelidium sp.) utilizada para produzir o ágar-ágar.

O processo de extração através da fervura das algas resulta em um pó branco, bastante idêntico à gelatina de origem animal, e igualmente insolúvel em água fria. Por ser de origem vegetal, o risco de contaminação por bactérias é praticamente zero.


Opção aos vegetarianos e veganos


A gelatina convencional, de origem animal, é produzida através da fervura de ossos, tendões, pele e restos de animais mortos em abatedouros – principalmente bois e porcos. Por ser de origem vegetal, o ágar-ágar oferece mais benefícios ao intestino e à saúde, além de ser livre de crueldade. 

Leia nosso post sobre como utilizar o ágar-ágar para substituir o ovo em suas receitas: clique aqui.


O ágar-ágar é mais nutritivo


Em sua composição há minerais (como iodo, magnésio e cálcio) em abundância, além de potássio, que ajuda a combater a retenção de líquidos e que dá origem ao inchaço – muito comum durante o período pré-menstrual.


Rico em fibras


80% do seu peso são compostos por fibras, e 94,8% são fibras solúveis.


Um ótimo aliado ao emagrecimento


Por ser rico em fibras solúveis, o ágar-ágar aumenta a saciedade, auxiliando na moderação do apetite. Também, o ágar-ágar combate a celulite e flacidez ocasionada pelo emagrecimento, dando fortalecimento para as unhas e cabelos também. 

Gelatina feita de ágar-ágar.