3 de setembro de 2014

, , ,

Quais diferenças entre os tipos de açúcar?

COMPARTILHAR

Hoje em dia temos diversas opções de açúcares para utilizar: o mais tradicional refinado, aquele que adoça menos e com coloração marrom que é o mascavo, entre outros. A diferença básica está no processo de refinação, que é responsável pela coloração mais branca nos mais refinados. 

No mercado, há também a versão light do açúcar, mas assim como qualquer açúcar, deve ser consumido com moderação, pois o consumo excessivo está relacionado com as diabetes e obesidade.


Conheça os diferentes tipos de açúcar.


Açúcar light



O açúcar light é a combinação entre o tradicional açúcar refinado e adoçantes artificiais, como aspartame, ciclamato e sacarina. Além disso, o açúcar light tem uma quantidade excessiva de aditivos químicos.

Sua composição adoça quatro vezes mais que o açúcar tradicional e possui menos calorias, mas vale o aviso de controlar o consumo para não desencadear diabetes ou obesidade. 


Açúcar refinado



O açúcar refinado também é conhecido como "açúcar branco" e o mais tradicionalmente utilizado na culinária. No processo de refinamento, são utilizados aditivos químidos como enxofre (responsável pela cor branca no açúcar). Porém, o enxofre elimina vitaminas e sais minerais do açúcar, restando apenas as calorias.


Açúcar cristal



O açúcar cristal possui grandes cristais transparentes, podendo ser encontrados em cubos. É dele que se originam outros açúcares, como o refinado e o de confeiteiro. 

É um açúcar mais difícil de ser dissolvido em líquido, e no processo de refinamento, são retirados 90% dos nutrientes. 


Açúcar demerara



É o açúcar levemente marrom, e passa por um leve refinamento, que não leva nenhum aditivo e tem valores nutricionais mais altos, similares aos do açúcar mascavo. 

Uma ótima opção para quem quer melhorar a alimentação e escolher um açúcar mais natural, sem alterar o sabor ou cor das receitas.


Açúcar mascavo



O açúcar mascavo é extraído logo após o cozimento do caldo de cana, sendo mais escuro e úmido. Passa por mínimo processamento e não é refinado, portanto, contém cálcio, ferro e sais minerais. 

Apesar de ser a opção mais saudável, o açúcar mascavo tem um sabor mais distinguível, podendo alterar o sabor e a cor das receitas.