25 de novembro de 2014

, , ,

Feijão preto diminui a pressão sanguínea, reduz doenças degenerativas e mais

COMPARTILHAR

Feijão preto contêm proteínas que atuam como antioxidantes e pode reduzir a pressão arterial e remover metais tóxicos do corpo, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Escola Nacional de Ciências Biológicas do Instituto Politécnico Nacional (IPN-ENCB) do México.

As descobertas foram premiadas com o Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos, na categoria Empresas de Ciência dos Alimentos.

Promissora para a saúde do coração


Pesquisadores moeram feijão preto após ser seco, então foram isoladas e hidrolisadas duas das principais proteínas encontradas na variedade Jamapa de feijão preto: fasolina e lectina. As proteínas foram então testadas usando simulações por computador.

Eles descobriram que as duas proteínas demonstraram atividade quelante, o que significa que eles removeram metais pesados do corpo. Além disso, quando as proteínas foram hidrolisadas com pepsina-pancratin, eles também demonstraram actividade antioxidante e anti-hipertensivo.

"Com a pesquisa temos [descoberto] a essência do legume, e identificou os componentes nutricionais, tais como carboidratos, amido, proteínas, gorduras, compostos fenólicos que relacionaram efeitos antioxidantes", disse a pesquisadora-chefe Gloria Davila Ortiz.

As descobertas podem explicar em parte por que os estudos mostraram feijão para ser tão benéfico para a saúde do coração. Os pesquisadores expressaram esperança de que suas descobertas podem levar a novos tratamentos para a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, visando o estresse oxidativo e pressão arterial elevada.

"As proteínas de feijão preto Jamapa têm propriedades biológicas e nutrientes que ajudam a diminuir a glicose, colesterol e triglicerídeos", disse Davila Ortiz. "Graças a uma colaboração entre o IPN e do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, dietas para pessoas com diabetes foram desenvolvidas e verificou-se que a glicose no sangue diminui. No futuro, pretendemos desenvolver produtos que contêm proteínas que seriam destinados a tratamento e prevenção de doenças, buscando efeito específico sobre a pressão arterial e como um antioxidante. "

A superalimento humilde


Feijões formam a base de muitas dietas ao redor do mundo e também são um dos alimentos mais acessíveis em termos de peso e teor de nutrientes. O feijão é conhecido por ser rico em nutrientes essenciais, em uma xícara de feijão preto cozido, incluindo fibra (59,8 % da ingestão diária recomendada), proteína (30,4 %), ferro (20 %), folato (64 %), magnésio (30,1 %), manganês (38 %), molibdénio (172 %), de fósforo (24 %), triptofano (56,2 %) e de vitamina B1 (28 %).

As fibras solúveis foram responsáveis por reduzir os níveis de colesterol. De fato, estudos clínicos têm demonstrado que o feijão alimentares (enlatados ou secos) reduz os níveis de ("mau" colesterol) e triglicérides total e LDL, enquanto aumenta os níveis de HDL ("colesterol bom").

Outro estudo, conduzido pelo Estado Colorado Departamento de solo e da cultura Sciences University, também descobriu que feijão vermelho foram mais elevados em antioxidantes, mas classificou feijão preto no número dois. Este estudo concluiu que o conteúdo antioxidante foi associado a uma cor escura na pelagem do feijão, porque os pigmentos na semente são produzidos por fitonutrientes antioxidantes como fenóis e antocianinas.

Antioxidantes removem os radicais livres do corpo e acredita-se, assim, diminuir o risco de doenças crónicas e retardar os efeitos do envelhecimento. Com essa propriedade, o feijão têm sido associado com muitos dos benefícios para a saúde que contém antioxidantes: um risco menor de diabetes, obesidade, doenças degenerativas, e uma grande variedade de cancros.