17 de outubro de 2013

, , ,

Benefícios do broto de feijão (Moyashi)

COMPARTILHAR


O Moyashi, também conhecido como Broto de Feijão, é um alimento de baixa caloria com alto valor nutritivo, rico em fibras, sais minerais e vitaminas B e C.

Na culinária pode ser utilizado de diversas formas. Após passar pela água quente, pode ser consumido em saladas, refogados, molhos e carnes. Muito utilizado também em lamen, udon, donburi, nabes, omeletes, e quase todos os tipos de preparo da culinária japonesa.

Lamen (miojo) com moyashi e caldo de missô.


Durante a Segunda Guerra Mundial, a facilidade e a rapidez do cultivo, necessitando-se de pouca luz, possibilitado pela técnica de germinação, possibilitou a produção de alimentos em navios de guerras japoneses.

Após 3 a 10 dias, os brotos crescem o suficiente para serem utilizados. Devem ser consumidos rapidamente, especialmente se comprados em no atacado, onde recomenda-se que sejam utilizados dentro de dois dias após a compra.

O Broto de Feijão é rico em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas C e do complexo B. tem propriedades antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento, e contém grandes quantidades de sais minerais com fósforo, ferro e cálcio. Os sais minerais são importantes para o organismo, pois ajudam na formação dos dentes, ossos e sangue.

As vitaminas do complexo B presentes no Moyashi são essenciais ao crescimento, à boa digestão, infecções de pele e evitam a queda dos cabelos.

Os brotos são alimentos altamente nutritivos, em cuja produção não se utiliza nenhum tipo de adubo ou de defensivo. Por isso, são produtos totalmente naturais, que utilizam apenas as reservas armazenadas nas sementes para germinarem e alcançarem o tamanho necessário para serem consumidos.