O Missoshiru é uma sopa feita com o missô (massa de soja fermentada), e acompanha diversos pratos nas refeições japonesas.
Pode ser produzido apenas pela fermentação dos grãos de soja, como também pela combinação de arroz com soja ou soja com trigo.
Para a produção do missô vermelho o processo de fermentação se dá pelo cozimento da soja no vapor, e posteriormente adicionado sal e um cereal fermentado (arroz, trigo, cevada ou a própria soja) onde passará pelo processo de maturação. Já o missô branco é cozido diretamente na água, e o tempo de maturação é mais curto.
O missô pode ser encontrado em diferentes cores e sabores: o missô branco possui uma fermentação mais curta e um sabor mais suave, enquanto o missô de cor mais escura apresenta fermentação mais longa e sabor mais acentuado.
Além de ser leve e saboroso, possui diversos benefícios. Veja, abaixo, alguns deles:
1. Ajuda a emagrecer, pois é rico em probióticos que dão força ao intestino, e mesmo salgado, ajuda a desintoxicar e desinchar
2. Reduz o colesterol
3. É rico em proteínas
4. Combate os radicais livres
5. É rico em fibras dietéticas
6. Rico em vitamina B2
7. Previne doenças cardíacas
Podemos deixar o missoshiru ainda mais gostoso, adicionando verduras e legumes no preparo. Confira uma receita simples de missoshiru:
INGREDIENTES
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada;
- 2 colheres de sopa de missô (pasta de soja);
- 1 fatia de Tofu (queijo de soja) cortado em cubinhos;
- 1 envelope de Hondashi (tempero à base de peixe da marca Ajinomoto);
- 1 litro de água.
MODO DE PREPARO
Ferver a água com o Hondashi, acrescentar o missô.
Quando levantar nova fervura, juntar o Tofu, a cebolinha e desligar o fogo. Servir a seguir.