A acelga chinesa, também conhecida como chingensai ou bok choy, é uma das variedades de Brassica rapa. É uma planta nativa da China, e também consumida na Coréia e no Japão. É mais suave do que a acelga comum, e possui uma crocância mais tenra.
Possui baixas calorias, mas é uma fonte rica de fitonutrientes vitais, vitaminas, minerais, e antioxidantes. 100g de acelga chinesa contém apenas 13 calorias, e devido sua crocância tenra, é considerada com caloria negativa, pois ao ser digerido, queima calorias.
A acelga chinesa tem antioxidantes como tiocianatos, indol-3-carbinol, luteína, zea-xanthin, sulforafano e isotiocianatos. Junto com as fibras da acelga chinesa, essas propriedades combatem o câncer de mama, de cólon, próstata e reduz o LDL (mau colesterol).
É rica em vitamina C, A, e tem mais carotenóides, flavonóides e outros polifenóis antioxidantes do que o repolho e couve-flor. Além disso, a acelga chinesa é uma boa fonte de vitamina K, fortalecendo os ossos, evitando a osteoporose, e também auxiliando na cura de pacientes com Alzheimer.