O Brasil é o país com mais japoneses que vivem fora do Japão. Não é a toa que uma das culinárias mais apreciadas no Brasil é a japonesa. O sushi já é bastante conhecido e faz parte da paixão de muitos brasileiros, e já passou por diversas adaptações de sabores, cores e texturas.
Conheça 5 curiosidades sobre o sushi.
1. O sushi começou a fama na China
O sushi foi criadono sudeste asiático, nos entornos do Rio Mekong (abranje a China, Laos, Tailândia e Camboja). Após isso, iniciou a fama na China, e se popularizou no Japão.
2. Não se usa hashi para comer o sushi
Os sushis sempre foram consumidos com as mãos, e o uso do hashi se dava apenas para comer o sashimi (peixe cru). Portanto, o sushi sempre foi considerado um alimento fast food.
3. O sushi não tinha arroz
O arroz era utilizado apenas no processo de fermentação para preparar o peixe. Após a fermentação, o arroz fermentado era descartado.
4. O maki-zushi (outro nome para o 'sushi') leva este nome devido ao uso da esteira de bambu
O uso da esteira de bambu para enrolar o sushi garante o formato cilíndrico. O nome desta esteira de bambu é makisu, originando o nome do sushi: maki-zushi.
5. Não se deve desperdiçar o shoyu
O shoyu (molho de soja) deve ser usado com moderação, portanto, deixar shoyu sobrando na mesa é considerado falta de educação. Outra dica é: nunca se deve molhar o arroz no shoyu, pois o bolinho de arroz (nigiri) começa a se soltar. Ao comer o nigiri com sashimi em cima, deve-se sempre virar o nigiri de cabeça pra baixo para evitar que o arroz desmorone.