25 de outubro de 2013

, , , , , ,

Saiba quais os principais benefícios do Guaco

COMPARTILHAR



O Guaco, também conhecido como "erva-da-serpente", "cipó-catinga" ou "erva-de-cobra", está entre as mais utilizadas na medicina popular, sendo indicada para o tratamento de diversos problemas respiratórios. Nos últimos anos, pesquisadores brasileiros se empenharam em investigar os benefícios da planta medicinal.

As folhas do guaco contêm uma substância chamada cumarina, que tem efeito broncodilatador e expectorante. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) mostrou que o chá preparado com as folhas do guaco age de 4 formas diferentes em nosso organismo:

• Broncodilatador: abre os canais respiratórios (brônquios) para a passagem de ar;
• Béquico: combate a tosse seca;
• Balsâmico: dissolve o catarro acumulado nos pulmões;
• Expectorante: acelera a eliminação das secreções pelos canais respiratórios.

Por causa dessas propriedades, o guaco auxilia no tratamento da tosse, asma, bronquite, rouquidão e outros problemas respiratórios.

Para aproveitar melhor as propriedades medicinais do guaco, o ideal é coletar a folhas e utilizá-las em até 12 horas. Apesar de ser uma erva natural, não se deve utilizar o guaco por períodos maiores que 30 dias. A planta não é indicada para mulheres grávidas, pois a cumarina estimula a circulação sanguínea e pode ocasionar abortos. Devido às contraindicações, é importante consultar um médico antes de utilizar medicamentos caseiros feitos com o guaco.