17 de abril de 2014

,

8 alimentos que parecem ser saudáveis

COMPARTILHAR


Hoje em dia é muito comum o consumo de produtos mais saudáveis, porém será que todos os produtos são tão saudáveis quanto dizem?

Muitos produtos que aparentam ser benéficos podem causar doenças como açúcar, gordura ou sal em excesso.

Confira 8 alimentos que aparentam trazer benefícios:

1. Sucos de caixinha

 

A alternativa para substituir o refrigerante, foi adotar os sucos. Porém, pelo trabalho que dá, fica muito mais prático comprar sucos de caixinhas, não é mesmo? Acontece que os sucos de caixinha contém tanto açúcar quanto o refrigerante, e também muitos conservantes (mesmo as versões light).

As vitaminas das frutas são perdidas durante a industrialização, e mesmo com a adição posterior, a proporção ainda é inferior.

Para a opção de sucos, a forma mais correta são as polpas de frutas congeladas, pois o processo de congelamento evita uma perda grande de vitaminas.



2. Chás em lata



Os chás também apresentam alta quantidade de açúcares e adoçantes, como os refrigerantes. Não é aconselhável consumir todos os dias. 


3. Adoçantes



Deve-se evitar o consumo excessivo, pois o adoçante envia um sinal para o cérebro de que estamos ingerindo açúcar, e ao perceber o engano, envia um sinal que aumenta a vontade de ingerir doce.



4. Bebidas esportivas



Deve-se tomar muito cuidado com isotônicos, pois são indicados para quem pratica esportes e perde muitos sais minerais na transpiração ao realizar exercícios.

Para substituir tantos sais minerais, as bebidas possuem alto teor de sódio e potássio, sendo indicada para atletas que praticam mais de 1h de atividade aeróbica intensa. 

5. Barrinhas de cereais



Algumas barrinhas apresentam baixo teor de gordura, açúcar e muitas fibras. Porém, há também as que mais parecem com barra de chocolate do que barrinha de cereal.

É preciso saber escolher observando a quantidade de gordura saturada e sódio, além de conservantes, e os grãos... o melhor é ter em sua composição grãos integrais. 


6. Cereais matinais



Existem também os dois tipos: saudáveis e saborosas!

Os cereais mais saborosos são, geralmente, menos saudáveis por apresentarem sabores como chocolate ou mel, aumentando a concentração calórica.


7. Sopas em pó



As versões industrializadas de sopas possuem muitos conservantes e sódio, chegando a dobrar a quantidade do recomendado para um dia todo.

Além de tudo, as sopas não apresentam fibras, e não têm nutrientes bons. 


8. Chocolate diet



Produtos diet são para pessoas que têm diabetes.

Os chocolates diet possuem menos açúcar, porém é mais calórico que o chocolate convencional pois leva gordura na composição para substituir o açúcar para manter o sabor e consistência.



FONTES: Celso Cukier, nutrólogo do hospital Albert Einstein; Claudia Cozer, endocrinologista e coordenadora do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital Sírio-Libanês; Luciano Giacaglia, endocrinologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), e Maysa Guimarães, nutróloga dos Hospitais São Luiz, Leforte e Albert Einstein.