A Bardana (também conhecida como gobô) é uma raiz que confere propriedades diuréticas, sendo eficaz na eliminação de ácido úrico, antisséptica, antidiabética e laxativa. Também atua nos casos de insuficiência hepática, dermatoses e funciona como antibiótico externo, principalmente para bactérias gram-positivas. A Bardana ainda auxilia na purificação do sangue, enfermidades críonicas da pele, acnes, eczemas, herpes, seborréia, cálculo biliar e cirrose.
Na culinária japonesa tradicional, a Bardana é um dos ingredientes mais populares, a exemplo do famoso prato "Kinpira gobô", que é uma receita adocicada e levemente apimentada, e muito comum ser encontrado na marmita dos japoneses. Geralmente, a Bardana pode ser refogada, cozida ou frita como tempurá.
As principais propriedades benéficas da Bardana estão concentradas na casca, portanto é aconselhável que não use um descascador, e sim raspar a casca com as costas da lâmina de uma faca.
Abaixo, confira uma receita de "Kinpira Gobô":
INGREDIENTES
- 1 raiz de bardana grossa
- ⅓ cenoura
- ½ pimenta vermelha fatiada finamente
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
- ½ colher (sobremesa) de Hondashi
- ½ xícara de água
- ½ colher (sopa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de shoyu
- 1 colher (sopa) de mirin
- 1 colher (sopa) de gergelim branco
MODO DE PREPARO
- Raspe a casca da raiz de bardana com as costas da faca e corte-a em tiras de aproximadamente 5 a 6 cm de comprimento e 5 mm de espessura.
- Coloque as tiras em um recipiente com água por aproximadamente 5 minutos. Depois, escorra bem usando uma peneira.
- Corte a cenoura da mesma forma que a raiz de bardana.
- Em uma frigideira, aqueça o óleo de gergelim e adicione a raiz de bardana e a cenoura. Tempere com Hondashi.
- Quando os vegetais estiverem levemente refogados, acrescente a água, o shoyu, o mirin, o açúcar e a pimenta vermelha, misturando tudo até que o líquido evapore.
- Finalize com o gergelim branco.
Todos os ingredientes podem ser encontrados na Loja Ohashi :-)