18 de setembro de 2013

, , ,

Diabetes - tipos, causas, sintomas

COMPARTILHAR


O Diabetes é uma síndrome metabólica que se origina de diversos fatores, e é provocada pela falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina surtir efeito no organismo, aumentando a glicose (açúcar) no sangue.

A insulina promove a redução da glicemia (taxa de açúcar no sangue) quando permite a entrada do açúcar do sangue, nas células para ser usado como fonte de energia.

PRÉ-DIABETES - termo usado para indicar que o paciente tem pré-disposição para desenvolver o diabetes, seja pela genética ou pela impossibilidade de produzir insulina, podendo desenvolver a doença em qualquer idade.

DIABETES TIPO 1 - o pâncreas não produz mais insulina devido ao defeito no sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio.

DIABETES TIPO 2 - há a combinação de dois fatores: a diminuição da secreção da insulina e um defeito na sua ação (resistência a insulina). É tratado com medicamentos orais ou injetáveis, e com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença.

DIABETES GESTACIONAL - é o aumento da resistência à insulina na gestação, elevando os níveis de açúcar no sangue, e podendo, ou não, persistir após o parto.

Principais sintomas do diabetes tipo 1:
● vontade de urinar diversas vezes
● fome frequente
● sede constante
● perda de peso
● fraqueza
● fadiga
● nervosismo
● mudanças de humor
● náusea e vômito

Principais sintomas do diabetes tipo 2:
● infecções frequentes
● alteração visual (visão embaçada)
● dificuldade na cicatrização de feridas
● formigamento nos pés e furúnculos

Controle da dieta

Pessoas com diabetes devem evitar os açúcares simples presentes nos doces e carboidratos simples, como massas e pães, pois eles possuem um índice glicêmico muito alto. Quando um alimento tem o índice glicêmico baixo, ele retarda a absorção da glicose. Mas, quando o índice é alto, esta absorção é rápida e acelera o aumento das taxas de glicose no sangue. Os carboidratos devem constituir de 50 a 60% das calorias totais ingeridas pela pessoa com diabetes, preferindo-se os carboidratos complexos (castanhas, nozes, grãos integrais) que serão absorvidos mais lentamente.

Quem tem diabetes também pode sofrer com a hipoglicemia. Quando for praticar exercícios é importante verificar o controle glicêmico antes do início da atividade, para então escolher o melhor alimento - se a glicemia está muito baixa, é aconselhável dar preferência aos carboidratos, assim como deve-se evitá-los se estiver alta. A escolha do alimento depende também do tipo de exercício: exercícios aeróbicos de grande duração (como corrida e natação) tendem a baixar a glicemia, sendo necessária uma ingestão maior de alimentos.