27 de fevereiro de 2014

, , , , , , , , , ,

Benefícios do arroz integral para a sua saúde

COMPARTILHAR

A alimentação saudável não depende apenas de optar por um prato mais saudável em alguns dias do mês ou do ano. 

Para que se obtenha os verdadeiros resultados de alimentos funcionais, é preciso que se adote hábitos saudáveis, modificando o cardápio diário em parceria com exercícios regulares que ajudam a fortalecer o corpo, e a sintetizar vitaminas e nutrientes.

Um dos alimentos mais consumidos no dia-a-dia, é o arroz, terceiro grão mais cultivado no país, sendo o Brasil o maior produtor de arroz fora do continente asiático.

O consumo do arroz integral, e de outros cereais integrais, diminuem a incidência de câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, e obesidade. O principal benefício, é a fibra que o arroz proporciona, pois ajuda no trânsito intestinal, além de estar relacionada com a saciedade. 

Além das fibras, o arroz integral apresenta vitaminas do complexo B, minerais (zinco, selênio, cobre e manganês), e alguns fitoquímicos com ação antioxidante, destacando-se os compostos fenólicos, tocofenóis, tocotrienóis e orizanóis. A ação antioxidante combate o envelhecimento celular, e auxilia o sistema nervoso.