10 de março de 2014

, , , ,

7 benefícios do café

COMPARTILHAR

O Café é uma bebida muito consumida no mundo todo, principalmente consumir ao acordar, para despertar logo pela manhã. Estudos comprovam que o Café pode ser considerado como um alimento funcional, pois previne doenças, e também um alimento nutracêutico, proporcionando benefícios para manutenção da saúde. 

Veja abaixo outros 7 benefícios que o café traz para a nossa saúde:

1. Emagrece

O café acelera o metabolismo, além de auxiliar no problema com retenção de líquidos.

2. Mais de 30 minerais

Dentre todos, o café possui potássio, manganês, cálcio, sódio, ferro, magnésio, zinco, cobre e cromo. A quantidade de minerais pode variar conforme o solo que o café foi cultivado. 

3. Baixa caloria

Em 50 ml de café sem açúcar, há apenas 2 calorias! Mas não deve-se exagerar no consumo, principalmente para as pessoas que têm problemas gástricos. 

4. Combate doenças degenerativas

Por estimular o trabalho do Sistema Nervoso Central (SNC), a cafeína auxilia na memória de portadores de doenças degenerativas, como demências e o Alzheimer. 

5. Rico em antioxidantes

Uma xícara de café contem mais de mil antioxidantes, que ajudam a reduzir a inflamação causada por artrite, também combatem toxinas que causam tipos específicos de câncer, além de combater os radicais livres responsáveis pelo ganho de peso. 

6. Longevidade

O Instituto Nacional do Câncer fez uma pesquisa, e comprovou que pessoas com hábitos de ingerir café diariamente são mais propensas a ter uma vida mais longa devido a presença de antioxidantes que combatem o envelhecimento. 

7. Ajuda no raciocínio rápido

A cafeína presente no café, é estimulante, bloqueia os efeitos do neurotransmissor inibitório (chamado adenosina), aumenta o disparo neuronal no interior do cérebro e provocando a libertação de outros tipos de neurotransmissores. Isto leva a um efeito estimulante do líquido e melhora seu raciocínio e humor de imediato.

O café deve ser consumido em até 15 minutos após ser coado. Após esse tempo, oxida, perdendo suas propriedades!