O sushi é um prato japonês que ganhou muitos adeptos, e não apenas orientais. Conforme o sushi avançava para o ocidente, muitos ingredientes são adaptados e adicionados para o paladar.
O sushi também recebe outros nomes, dependendo da forma como é preparado, ou com os ingredientes dispostos de formas específicas. Muita gente desconhece os diferentes tipos de sushis que existem, a não ser pelo recém-famoso temaki, reconhecido pela sua forma em cone.
Cada tipo de sushi apresenta um nome diferente, que tal aprender o nome de 5 tipos diferentes, e o significado de cada um?
MAKIZUSHI
Sushi enrolado em forma de cilindro. Recebe o nome de FUTOMAKI quando recebe diversos recheios, TEPPAMAKI quando recebe recheio de peixe cru, e KAPPAMAKI quando recheado com pepino.
ONIGIRI
Conhecido como "bolinho de arroz", é confeccionado com as mãos, aplicando um pouco de sal nas palmas das mãos ao moldar o arroz.
O Onigiri pode, ou não, ser recheado com peixe cru, umeboshi (ameixa curtida no sal), atum, e salpicado com gergelim, ou embrulhado em nori. O Nori, nesse caso, ajuda também à não grudar o arroz nos dedos.
HAKOZUSHI
Similar ao NIGUIRIZUSHI, mas o arroz e a cobertura (peixes ou frutos do mar) são colocados e prensados numa caixa retangular, e posteriormente cortados em porções individuais.
NIGUIRIZUSHI
Também chamado de "edomae-zushi" por ter sido criado em Edo (antiga capital que atualmente se chama Tokyo). Antes de inventarem o sushi, na China os filés de peixes eram salgados e fermentados no arroz. O arroz era descartado, e só o peixe era consumido. Na versão japonesa, o arroz não era fermentado, e o arroz era consumido.
TEMAKI ZUSHI
O Temaki Zushi é enrolado com a mão, e o recheio é adaptado ao gosto do consumidor.