11 de julho de 2014

, ,

8 erros comuns ao consumir alimentos saudáveis

COMPARTILHAR


Vivemos em uma época de descobrimentos e alternativas de alimentos saudáveis para o nosso organismo. Porém, para aproveitar ao máximo dos benefícios destes alimentos, é preciso ter ciência de alguns fatores para não cometer erros.

Confira abaixo 8 maiores erros relacionados à alimentação saudável:




1. Adicionar óleo ou azeite na água do macarrão





Trata-se de uma crença popular, onde é adicionado um fio de óleo na água fervente para cozinhar massas com o propósito de não deixar a massa grudar no fundo da panela.

A verdade, é que o óleo acaba dificultando a aderência do molho, e acrescenta calorias ao macarrão.

Para não grudar o macarrão no fundo da panela, basta mexer constantemente enquanto a massa ferve na panela. 



2. Cozinhar verduras e legumes




O jeito mais adequado de se preparar legumes e verduras é em grelha, para preservar o sabor e valor nutricional, ou ao vapor.

Durante o processo de cocção, muitos nutrientes são perdidos, eliminando valor nutricional.



3. Confundir gordura com calorias




O azeite de oliva, de fato, é muito mais saudável do que manteiga ou margarina, e é recomendável a substituição para o preparo de alimentos.

Mas, não confunda: apesar do azeite de oliva ser mais saudável, ainda sim, possui as mesmas calorias que a manteiga, portanto, não coma azeite em excesso.



4. Retirar cascas de frutas e verduras




É um hábito bastante comum descascar frutas e verduras para o consumo, porém é na casca que há muitos nutrientes, como vitaminas A e E.



5. Não utilizar temperos




Na substituição do excesso de sal, há diversos tipos de temperos (e que não são apenas pimentas) que ajudam a dar um sabor diferente e agradável aos alimentos, mantendo-os saudáveis e apetitosos.

Além disso, há muitas especiarias como a pimenta, que além de temperar a comida, aceleram o metabolismo, auxiliando na perda de peso.



6. Cozinhar os alimentos por muito tempo




Verduras e legumes passam a perder o valor nutricional depois de muito tempo no fogo, além de interferir no sabor.

Durante o cozimento, dê atenção à cor para que não se altere muito.



7. Utilizar molhos calóricos




Ao preparar alimentos saudáveis, procure evitar utilizar molhos super calóricos, como o molho branco. Ao utilizar o molho de soja (shoyu), coloque apenas a quantidade suficiente para dar o sabor, e não em excesso.



8. Comer sempre os mesmos alimentos




Comer repetidamente o mesmo alimento, cansa. Para evitar que isso aconteça, varie o cardápio utilizando ingredientes diferentes em cada refeição.