Cada vez mais doenças são associadas ao consumo do glúten (leia mais sobre o glúten clicando aqui), e diversas maneiras de substituir produtos feitos com glúten têm ganhado destaque nas prateleiras.
A tapioca é feita de fécula de mandioca, uma farinha fina extraída de raízes, que dá origem ao polvilho doce (goma de mandioca).
O preparo é bastante simples, pois hoje em dia já é possível encontrar essa goma hidratada para fazer tapioca em supermercados e lojas. Além da praticidade, a tapioca não contém glúten e é versátil nos recheios: desde doces aos recheios salgados, basta deixar a imaginação fluir, mas com consciência: ela é pouco calória, mas tudo vai depender das calorias do recheio que for utilizar.
Confira abaixo 4 benefícios da tapioca:
1. Não contém glúten
Por ser feita de mandioca, não contém a gliadina, que é uma proteína presente no glúten que provoca a inflamação do organismo e aumento de gordura abdominal.
2. Ajuda a emagrecer
A tapioca substitui uma refeição, e em duas colheres de sopa (ideais para uma porção) contém apenas 70 calorias, que representa a metade de um pão (que contém cerca de 135 calorias). Vale a ressalva de que a tapioca é rica em carboidratos, então deve-se controlar o consumo.
3. Baixo teor de sódio
A quantidade de sódio presente na tapioca é bem abaixo do encontrado em alimentos industrializados, como pães, biscoitos, torradas.
4. Sem gorduras e açúcar
O preparo da goma leva apenas fécula de mandioca e água, e no processo de cocção, não leva óleo, portanto, é ideal para diabéticos consumirem no lugar de pães e biscoitos.